A
proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à
criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo,
crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas,
construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
Objetivo: Respeitar a vivência,
limites, realidade, culturas e etc. Dando assim, autonomia e aguçando,
estimulando a curiosidade de forma individual e ou em grupo. Trabalhar todas
essas experiências e que a aprendizagem venha através do lúdico e de forma
natural.
Respeitando seus espaços e seguindo como base o
“Currículo da Cidade de São Paulo” e os quatros pilares da educação, que são:
Aprender a ser; Aprender a conviver; Aprender a fazer; Aprender a conhecer.
Tais especificidades e ou conceitos advindos do que
já este proposto e estabelecido considerando as Diretrizes Curriculares
Nacionais, sejam eles de ordem: ética, social e estética.
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da
solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio e às diferentes culturas,
identidades e singularidades.
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício
da criticidade e do respeito à ordem democrática.
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da
ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas
e culturais.
Todas essas práticas
serão apresentadas de maneira lúdica, pois o brincar é uma importante
ferramenta de comunicação, onde a criança reproduz o seu cotidiano.
“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. (Ivan Cruz)
ResponderExcluir