domingo, 20 de maio de 2012

Avaliação em crianças da Educação Infantil

Assim deverá ser feita a avaliação em crianças da Educação infantil.

Não deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo que será usada pela educadora como forma de transformar sua prática.

A avaliação deve ser feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos buscar.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para o educador ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos.

JAMAIS, NUNCA, EM MOMENTO ALGUM, o aluno pode ter suas habilidades comparadas ou julgadas, cada criança serve de parâmetro para si mesma e jamais pode ser comparada com outra, mesmo que da mesma faixa etária.

Na avaliação de uma criança, deve constar a trajetória de suas descobertas e aprendizados, seus crescimentos e suas dificuldades, sempre referindo-se a como a criança foi no passado e como está no presente momento.


Algumas escola padronizam a avaliação, usando um "x" ou marcando as habilidades que os alunos possuem ou não, em um "boletim". Eu, particularmente, abomino este método, pois nenhuma criança pode ser avaliada com parâmetros pré definidos, logo que a avaliação deve ser única, pessoal e intransferível.


Hoje, baseado nas teorias de Howard Gardner, sabemos que há pelo menos, 7 tipos diversificados de inteligências (sendo que a 8ª, a ambiental, já está sendo estudada). Portanto, avaliar todos alunos de uma única forma, pode comprometer de forma significativa o desenvolvimento dos pequenos.

Cabe ao educador, um olhar atento e reflexivo sobre o desenvolvimento de cada um dos seus alunos, perceber cada criança na sua individualidade, com suas limitações e suas habilidades, dando ênfase a suas qualidades e ao seu crescimento durante o decorrer do ano.


A forma mais correta de avaliar na educação infantil é o parecer descritivo ou o portfólio individual do aluno.

Para conseguir realizar de forma satisfatória esta avaliação, é preciso manter um caderno ANEDOTÁRIO, onde cada criança terá seu espaço, para que o professor possa DIARIAMENTE ( ou sempre que possível), relatar acontecimentos pertinentes ao amadurecer de cada um.

Abaixo, sugiro alguns itens que devem ser observados e registrados no anedotário, que depois, contribuirão na elaboração da avaliação.


SUGESTÕES DE ITENS A SEREM OBSERVADOS:


Novidade
Participação
Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Característica
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)


1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?

FONTE DE PESQUISA: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/02/avaliao-na-educao-infantil.html

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