Não
deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de
partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das
necessidades dos alunos, ao mesmo tempo que será usada pela educadora
como forma de transformar sua prática.
A avaliação deve
ser feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador
em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve
possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte
de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o
que ainda precisamos buscar.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para o educador ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para o educador ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos.
JAMAIS,
NUNCA, EM MOMENTO ALGUM, o aluno pode ter suas habilidades comparadas
ou julgadas, cada criança serve de parâmetro para si mesma e jamais pode
ser comparada com outra, mesmo que da mesma faixa etária.
Na
avaliação de uma criança, deve constar a trajetória de suas descobertas
e aprendizados, seus crescimentos e suas dificuldades, sempre
referindo-se a como a criança foi no passado e como está no presente
momento.
Algumas escola padronizam a
avaliação, usando um "x" ou marcando as habilidades que os alunos
possuem ou não, em um "boletim". Eu, particularmente, abomino este
método, pois nenhuma criança pode ser avaliada com parâmetros pré
definidos, logo que a avaliação deve ser única, pessoal e
intransferível.
Hoje, baseado nas teorias
de Howard Gardner, sabemos que há pelo menos, 7 tipos diversificados de
inteligências (sendo que a 8ª, a ambiental, já está sendo estudada).
Portanto, avaliar todos alunos de uma única forma, pode comprometer de
forma significativa o desenvolvimento dos pequenos.
Cabe
ao educador, um olhar atento e reflexivo sobre o desenvolvimento de cada
um dos seus alunos, perceber cada criança na sua individualidade, com
suas limitações e suas habilidades, dando ênfase a suas qualidades e ao
seu crescimento durante o decorrer do ano.
A forma mais correta de avaliar na educação infantil é o parecer descritivo ou o portfólio individual do aluno.
Para
conseguir realizar de forma satisfatória esta avaliação, é preciso
manter um caderno ANEDOTÁRIO, onde cada criança terá seu espaço, para
que o professor possa DIARIAMENTE ( ou sempre que possível), relatar
acontecimentos pertinentes ao amadurecer de cada um.
Abaixo,
sugiro alguns itens que devem ser observados e registrados no
anedotário, que depois, contribuirão na elaboração da avaliação.
SUGESTÕES DE ITENS A SEREM OBSERVADOS:
Novidade
Participação
Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Característica
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)
1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?
Participação
Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Característica
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)
1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?
FONTE DE PESQUISA: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/02/avaliao-na-educao-infantil.html
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